Propagandas sonoras difíceis de esquecer: por que elas não saem da nossa cabeça?

Set 02

E quem nunca foi vítima de uma música chiclete que não saía da cabeça? Um jingle, um hit do momento, uma vinheta do Youtube, o comercial de carro de som que passa pela sua rua… parece que quanto mais repetitiva, mais difícil é tentar esquecê-la. Mas o que faz com que essas músicas fiquem rodando e rodando na mente? Esse fenômeno é comum a todas as pessoas por conta de um fator muito importante para a nossa existência: a memória.

Segundo Sidarta Ribeiro, do Instituto do Cérebro, isso acontece porque os neurônios estão em constante interação uns com os outros, principalmente quando existe uma distância física pequena entre eles, as chamadas sinapses. O que acontece é que dependendo das situações cotidianas, as sinapses podem ficar mais intensas, gerando a “reverberação de memória”, que nada mais é do que o cérebro ficar repetindo a mesma lembrança. E é assim que ficamos por horas com a mesma melodia tocando na rádio cérebro.

Apesar de ser incômodo ficar com uma música ou propaganda o dia todo na cabeça, é inegável que esses ritmos chicletes são grandes reforçadores de marca e excelentes veículos de publicidade. Mas como desenvolver uma boa identidade sonora para a sua empresa? Bom, separamos aqui três dicas:

Saiba o quê e para quem vende: Estar a par de todas as qualidades e funções do produto é fundamental para qualquer propaganda, assim como as preferências, inclinações e comportamentos do público-alvo. Listar quais problemas o produto resolve, em que momento do dia ele participa da rotina e quais as objeções dos clientes, são bons pontos de partida.

Repetição e ritmo: Repetir frases-chave ou palavras pode ajudar a fixar a mensagem na mente do público. Use frases criativas que se destaquem e sejam fáceis de lembrar, utilizando rimas e aliterações para deixar mais interessante. Vale lembrar que incorporar uma emoção dentro dessa propaganda sonora pode cativar ainda mais.

Um bom script: Definir um roteiro é mais do que escrever bem, é escolher as palavras certas. E neste quesito, a simplicidade e a objetividade são as chaves para uma trilha que não sairá da cabeça dos clientes.

É bem verdade que arquitetar uma propaganda sonora pode levar muito tempo. A boa notícia é que a Inteligência Artificial do Vozic é a sua parceira para criar hits de sucesso com agilidade.

A nossa plataforma conta com mais de 50 vozes realistas que podem narrar a sua vinheta, jingle, comercial para carro de som, rádio e muito mais! E tudo isso em poucos segundos. Ah, e se você estiver com dificuldade para criar o roteiro, não se preocupe: o Vozic desenvolve um para você. Basta escolher o formato, adicionar o nome da empresa, algumas informações e em questão segundos já estará com o roteiro certo em mãos.

Pronto para ser o dono do próximo hit chiclete? Então vem com o Vozic!